top of page

Vinhos de Outono!

Atualizado: 20 de jan.



Na hora de escolher um exemplar para estações amenas e frias, é interessante entender o que a bebida pode gerar em nosso corpo, já que um bom vinho é capaz de influenciar diretamente os seus sentidos e sensações.

Um tinto encorpado e mais alcoólico, por exemplo, pode aquecer seu corpo e ser uma ótima companhia para dias mais frios. Já um espumante ou frisante traz frescor ao paladar, e é ótimo para desfrutar durante o verão.

O mesmo vale para os aromas: fragrâncias mais frescas, de frutas e flores, podem combinar melhor com dias mais quentes, ao passo que cheiros rústicos (madeira, tabaco, chocolate, café) remetem ao clima frio.

Vinhos aromáticos e de médio corpo são as escolhas ideais para apreciar no Outono.

Como o outono é uma estação de clima mais ameno, o ideal é investir em rótulos que explorem as experiências sensoriais mencionadas acima de maneira equilibrada e mediana. Em outras palavras, vinhos mais encorpados e com médio teor alcoólico, que aquecem o corpo na medida certa e proporcionam uma experiência de degustação agradável.

A complexidade aromática dos vinhos também presta um papel importante na degustação. Rótulos das uvas malbec, zinfandel, tempranillo, tannat, aragones e cortes espanhóis, por exemplo, podem criar ótimas harmonizações com pratos de outono, mas também pode ser apreciado como aperitivo sem problemas.

Aromas como de castanhas, vegetais e frutas em estágios avançados (de geleia ou secos) podem criar uma boa similaridade com as características da estação. Notas de especiarias e toques amadeirados também são boas escolhas!

Tintos das uvas carménère, merlot, cabernet sauvignon e garnacha são ótimas opções! Por mais que sejam mais intensos que os rótulos brancos e rosés, contam com taninos macios e redondos, notas frutadas mais maduras e paladar persistente.

Para quem prefere exemplares brancos, vale a pena investir naqueles com passagem por barrica ou que contam com a fermentação em barricas, já que apresentam mais estrutura, toques amanteigados e sensação cremosa no paladar. No caso dos rosés, aposte nos mais encorpados, de coloração intensa e alta complexidade aromática, como exemplares da uva chardonnay.

Harmonizações com vinhos para outono

Para que a sua experiência enogastronômica seja ainda melhor, a escolha das refeições que vão acompanhar seus rótulos favoritos precisa ser feita com cuidado. Alimentos quentes, como sopas, cremes e caldos, carnes com molho, castanhas e frutos secos, são algumas das opções consumidas durante a estação.

Isso porque, conforme as temperaturas vão diminuindo, o corpo passa a pedir por alimentos nutritivos e que dão uma sensação de conforto. Sendo assim, refeições mais condimentadas e intensas são ideais. Pratos à base de abóbora, berinjela e carnes vermelhas são ótimas escolhas!



 
 
 

Comments


bottom of page